Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
Artista Visual e Administradora de Empresas

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Trabalhos em Arte Contemporânea - Geladeiras

                          
Geladeiras

A série "Geladeiras” surge como desdobramento de vários trabalhos iniciados em 2007, quando comecei a produzir fotografias do interior de refrigeradores em uso diário , vislumbrando aspectos do cotidiano de algumas famílias da capital e do interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 
Entendo que as geladeiras refletem a forma de vida de seus proprietários. Observo as semelhanças e diferenças, expressando, assim, meus questionamentos através de uma linguagem contemporânea, sendo o tema um pretexto para a abordagem sociológica.
O registro das imagens é feito em seu espaço usual, flagrando as geladeiras assim como as encontro, sem qualquer intervenção prévia, de forma que os habitantes da casa ajam exatamente como normalmente o fazem. É como se cada um dos moradores pudesse contar uma história, algo do cotidiano, manifestando nela, de algumas formas, sua intimidade.
Quero congelar o instante no contínuo espaço-tempo e assim captar e reproduzir imagens únicas, como são todas estas experiências. 

Maria Eunice Araujo - Série Geladeiras
Porto Alegre – 2008 - Dimensões: 135 X 67 cm

     Interessa-me presenciar, durante o processo de captura das imagens, as reações de estranhamento do participante quando peço para fotografar sua geladeira, bem como observar como se dá a relação do espectador com a imagem em exposição.  O objetivo é criar um diálogo entre o participante do processo, o artista e o espectador sobre os condicionamentos sociais e culturais que regem o comportamento dos indivíduos, partindo dos hábitos no seu cotidiano familiar.




Maria Eunice Araújo - Geladeiras
Eldorado do Sul – 2008 - Dimensões: 164 X 60 cm




Mostra no I. Encontro Internacional de Cultura e Alimentação (EICA) - Sala Fahrion/Reitoria UFRGS  

Tablet contendo as imagens das geladeiras
durante o 1o.EICA
Sala Fahrion, UFRGS, dez/2011



Mostra na Câmara Mun.de Porto Alegre, 2010

Na exposição de geladeiras na Galeria Clébio Sória da Câmara Municipal, interessou-me trazer o próprio universo das pessoas que trabalham na Instituição,  fotografando as geladeiras residenciais de vereadores e servidores da Câmara,  nos diversos bairros de Porto Alegre. Neste trabalho conheci muitas pessoas desta instituição com as quais obtive vínculos de amizade e às quais agradeço o apoio e carinho com que trabalharam comigo neste projeto.

 
Maria Eunice Araújo - Geladeiras da Câmara Mun.Porto Alegre
Porto Alegre - 2010 - Dimensões: 185 X 75 cm





Imagem da exposição na Gal.Clébio Sória - Ago-2010


Imagem da exposição na Gal.Clébio Sória - Ago-2010


Imagem da exposição na Gal.Clébio Sória - Ago-2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário