Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
Artista Visual e Administradora de Empresas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Coleção de Objetos do Edifício Farol de Itapuã



Maria Eunice Araújo
                              Projeto da “Coleção de objetos do Edifício Farol de Itapuã”, 2011


Entre o ver e o olhar




"Interrogar o habitual, mas justamente, nós estamos tão habituados. 
Nós não lhe interrogamos, ele parece não nos colocar problemas, nós vivemos sem pensar nele, como se ele não veiculasse nem perguntas nem respostas, como se ele não fosse portador de nenhuma informação. Já não é mais condicionamento, é anestesia. Nós dormimos nossa vida em um sono sem sonhos." Georges Perec


Deixamos de aproveitar a beleza que a percepção do cotidiano pode nos proporcionar. Quero, em meu trabalho artístico, dizer ao espectador e à mim mesma: Olhe... tome seu tempo... observe! Também quero permitir que o observador projete no trabalho suas próprias experiências e o invista com seus significados pessoais.
Utilizo a fotografia para mostrar os pequenos detalhes, os objetos do cotidiano, as coisas comuns, pois é difícil perceber o que está próximo. O automatismo do dia-a-dia, bem como o mundo de imagens e informações a que somos submetidos, vicia o nosso olhar, escondendo os detalhes óbvios.
O olhar é um pós-ver que perturba, instiga e prende a atenção, sendo uma contemplação com o propósito de pensar e perceber. Ver e olhar se complementam, são dois movimentos do mesmo gesto que envolve a sensibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário