Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
Artista Visual e Administradora de Empresas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Através das Geladeiras




No trabalho que faço, muitas vezes, parece que além de eu ver os refrigeradores por dentro, eles também me veem. Nestes casos não sei se sou eu que capturo as imagens das geladeiras ou se também elas me capturam. Certa vez, fui inspirada a trocar de papel com a geladeira. Foi como se houvesse um diálogo mental entre nós duas, como se ela me dissesse que só estava aberta, à minha mercê, inerte, porque não podia se defender e então me interrogasse sobre como seria no caso contrário, se eu passasse a função do enquadramento a ela. Fiquei curiosa sobre o resultado e aceitei o desafio. Fiz a troca, retirei a câmera do tripé e a coloquei dentro da geladeira, posicionada de dentro para fora do refrigerador mantendo a porta aberta, para que o enquadramento fosse feito a partir do ponto de vista dela. Configurei o disparo automático (temporizador) para 10 segundos. Escondi-me ao lado da mesma e acionei o disparador. Obtive a primeira foto, em que ao olhar a imagem captada observei que havia ali uma paisagem doméstica, até então não “percebida” por mim.
A visão sob o ângulo da geladeira proporciona uma imagem não vista, pois as pessoas não entram na geladeira para verem aquele enquadramento da imagem, acabando por, em muitos casos, nunca terem visto sua cozinha sob aquele prisma.
Sendo a posição inversa da anterior visualizam-se, na foto, alguns alimentos que estão “no meio do caminho” e que são fotografados, tanto de fora para dentro, como de dentro para fora da geladeira.


Maria Eunice Araujo - Através da Geladeira, Porto Alegre, 2011


Neste processo, tive várias surpresas: certa vez, sem que eu percebesse, fui “pega” fazendo parte da imagem captada, através de um espelho que se encontrava ao fundo de um corredor escuro localizado quase em frente à geladeira enquanto eu aguardava o “click” da câmera, ao lado do refrigerador.
 
Maria Eunice Araujo - Através da Geladeira, Taquara-RS,  2011




Maria Eunice Araujo - Através da Geladeira, Porto Alegre, 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário